Conheça o importante trabalho da nova instituição parceira

“Milagres. O que vivemos todos os dias aqui são milagres.” É assim que Márcio Carvalho, presidente e fundador da Associação Refúgio, define o trabalho desenvolvido pela instituição todos os dias. Localizada na zona norte de Cambé (PR), a associação se dedica à proteção social básica de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, oferecendo projetos socioeducativos ligados ao esporte, à arte e à cultura. Atualmente, 260 pessoas são atendidas pela Refúgio – mas, ao longo dos seus 15 anos de história, muitas mais passaram por sua sede.

Márcio Carvalho conta que a ideia de criar uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) surgiu quando notou que alguns de seus amigos tinham se envolvido com drogas. Então, para ajudá-los, decidiu acolhê-los em sua casa. “Com o tempo, vi também a necessidade de fazer algo para as crianças e adolescentes do bairro, já que eles não tinham nenhuma opção de lazer, cultura ou esporte” – relembra.

Foi assim que, passo a passo, a Refúgio foi tomando forma. Em 2005, foi implementado o primeiro projeto, a Casa Lar. Em 2009, veio a conquista da sede própria e a consolidação dos projetos ligados ao esporte a à cultura. “Gradativamente, toda a equipe cresceu junto com a instituição, tanto em estrutura física quanto profissionalmente. Trabalhamos dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social, temos oficinas de Capoeira, Taekwondo, Música, Balé, Circo, Street Dance, Jazz, Jiu-jitsu… Acreditamos que estamos fazendo o mundo melhor para essas crianças” – salienta Márcio Carvalho.

Alunas da oficina de Balé

De fato, o trabalho desenvolvido pela Refúgio é reconhecido não só em Cambé, mas em todo o Brasil. Em 2018, a associação foi contemplada pela campanha Criança Esperança, promovida pela Rede Globo em parceria com a Unesco. E, em 2019, a instituição recebeu outros prêmios, como o “Itaú Unicef”, o “Itaú ‘Comunidade, Presente!’”, o reconhecimento com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e a entrada para o Mapa das Cidades Sustentáveis na categoria Bem-estar e Responsabilidade do Cidadão.

A missão da Refúgio
O objetivo principal da Refúgio é oferecer um ambiente de desenvolvimento integral, convivência e fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, buscando, assim, a superação das situações de risco e de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. A instituição também tem como missão resgatar e restaurar os valores pessoais de cada beneficiado, ressaltando suas potencialidades por meio do esporte, da cultura e da música. “Nossa motivação é saber que todos os dias estamos fazendo o melhor para as crianças. Nossa motivação vem delas, porque acreditam em nós! Como disse Madre Teresa de Calcutá: o que estamos fazendo é uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor” – completa Márcio Carvalho.

Poder aumentar cada vez mais sua “gota no oceano” é uma meta constante da Refúgio. Por isso, a parceria firmada com a Retornar é fundamental, como afirma Márcio: “para as pessoas desejamos o melhor, e assim temos lutado. A parceria com a Retornar é importante, pois ela está justamente na área de lazer das crianças! Nós temos um parquinho e em frente, com o recurso da Retornar, estamos construindo uma linda cozinha, com churrasqueira, forno e fogão a lenha! Queremos que elas se sintam importantes, pois elas são importantes! Me lembro quando uma criança entrou em uma de nossas acomodações e disse: ‘nossa, tio, que lindo! Mas isso é coisa de gente importante, isso não é para nós…’ E eu respondi: – é para você, porque você é importante!

Um dos espaços de convivência da Refúgio

Planos para o futuro
Além de continuar oferecendo seus projetos para as crianças e adolescentes de Cambé, a Associação Refúgio pretende ampliar seu espaço e seu trabalho, implementando novos projetos, inclusive um cursinho pré-vestibular. “Você já imaginou o que será desse bairro quando as pessoas daqui tiverem acesso à universidade? Podemos mudar um bairro inteiro, uma cidade para melhor!” – conclui Márcio Carvalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.