Conheça o trabalho da ONG parceira da Retornar que promove inclusão social de crianças, jovens e adultos através da arte

Alunos da ONG Arte & Vida durante espetáculo de música clássica

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma” – já dizia o escritor irlandês George Bernard Shaw. De fato, a arte e a existência humana sempre estiveram entrelaçadas. Das paredes da caverna à nuvem da internet, a arte é uma das ferramentas fundamentais da expressão de homens e mulheres, independentemente de sua forma e suporte. A arte está no corpo, no movimento, na música, na pintura, na arquitetura, no design, na moda, enfim… A arte está na vida! E é justamente nessa conexão que surge o Centro de Convivência Arte & Vida, nosso parceiro de Arapongas (PR).

A Arte & Vida é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens por meio de atividades culturais, lúdicas e esportivas. Atuando desde o início dos anos 2000, o centro se tornou referência artística, cultural e social.

O balé é uma das atividades oferecidas pela ONG

Marcelo Santos, fundador da Arte & Vida, conta que a ideia da ONG surgiu quando ele trabalhava em um posto de saúde na zona sul de Arapongas, uma das regiões mais afastadas da cidade. Notando a carência de atividades para as crianças e adolescentes, ele decidiu oferecer algumas oficinas de música, dança e pintura nos finais de semana na quadra da escola municipal do bairro. A resposta da comunidade veio, e o projeto foi ganhando força.

Em 2005, a ONG foi oficializada e de lá para cá foi alternando sua sede em lugares diferentes até ocupar o centro de Arapongas e, assim, atender todas as regiões (e sonhos!) do município. “A Arte & Vida me fez acreditar que sonhos se tornam realidade. Desde criança sonhei em estudar música e tocar violino, mas nunca pude pagar. A ONG me proporcionou essa oportunidade” – conta Suzana Daniela Strassacapa, beneficiária das ações da Arte & Vida que, aos 37 anos, pôde realizar o sonho de infância de ser violinista. Já Samyla dos Santos, de 9 anos, também agradece as oportunidades que encontrou na ONG: “eu gosto muito de fazer karatê aqui, porque amo lutar e porque também fiz bastante amigos. O karatê me ajuda a ter respeito”.

Foco, disciplina e respeito: na oficina de karatê, os alunos da Arte & Vida aprendem lições para toda a vida

Para cada sonho, uma arte
Hoje, a Arte & Vida oferece oficinas de teatro, balé clássico, música instrumental, karatê, GRD e um Serviço de Convivência, dedicado a fortalecer a participação e o protagonismo de seus alunos na sociedade. Todas essas atividades são fundamentais na construção da autoestima e da autoconfiança das pessoas atendidas – o que favorece amplamente a inclusão social e a redução das desigualdades.

Todas as atividades oferecidas pela Arte & Vida visam a inclusão social de crianças e adolescentes

Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos, a Arte & Vida mantém suas atividades exclusivamente com doações. Ou seja, o centro é apoiado na generosidade de quem acredita no seu relevante papel social. Nesse sentido, a parceria estabelecida com a Retornar foi de suma importância para que a ONG pudesse expandir ainda mais seu raio de atuação. Com a ação do Jeep Willys, encerrada em julho de 2020, a Arte & Vida conseguirá concluir a primeira fase da construção da nova sede. Uma conquista celebrada pelo fundador Marcelo Santos: “Com a nova sede, finalmente sairemos do aluguel, além disso, poderemos triplicar nossa capacidade de atendimento”, frisa.

Para a Retornar, a parceria firmada também é muito importante. Poder apoiar a inclusão social por meio da arte abastece a missão da empresa e sua razão de existir. Se a arte é o espelho da alma, como destacou Shaw, então fazê-la aflorar em crianças, jovens e adultos através da dança, da música ou do teatro é uma forma de também vislumbrar um pouquinho de Deus.

Marcus Bisaggio, ganhador da ação da Arte & Vida em parceria com a Retornar, com seu prêmio: este belo Jeep Willys!
Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.