Em 2011, Elizete Lopes da Rocha passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela perdeu o neto Miguel, de apenas 6 meses. Elizete e sua filha Carla Rocha, mãe do Miguel, decidiram que a despedida, apesar de muito dolorosa, deveria inspirar uma corrente de amor. Foi assim que nasceu o Centro de Apoio às Famílias Miguel da Esperança. Localizado no bairro Parada de Taipas, na zona noroeste de São Paulo-SP, a ONG presta assistência à comunidade de muitas formas. A região, que concentra mais de 140 mil pessoas, enfrenta graves problemas infraestruturais e de desigualdade social, por isso, o trabalho de distribuição de cestas básicas, marmitex, roupas, sapatos e remédios desenvolvidos pela Miguel da Esperança é de extrema importância. Além disso, a ONG também oferece contraturno escolar para crianças de 4 a 10 anos e outras atividades com artesanato, música e esporte.

Elizete Lopes Rocha trabalhando na distribuição de marmitex para as famílias da região de Taipas

Elizete conta que sua vocação com o voluntariado começou antes mesmo da perda do neto. Há mais de 18 anos ela faz o que considera ser um “trabalho de formiguinha”, indo todos os domingos à feira da Estrada do Sabão para conseguir doações de frutas, legumes e verduras para distribuir às famílias em situação de vulnerabilidade social de Taipas. Com a fundação da ONG e a instalação da sede em um prédio doado no bairro, o “trabalho de formiguinha” de Elizete ganhou força e projeção, atendendo mais famílias, crianças e adolescentes.

A comemoração do Dia das Crianças da ONG em 2020 teve muita festa, brincadeiras, lanches e distribuição de presentes

A parceria da Miguel da Esperança com a Retornar veio para reforçar ainda mais as ações do centro na região. No início de 2020, a ONG e a Retornar lançaram a campanha “Viagem Inesquecível” – que premiou José Roberto de Lara, de Curitiba (PR), com um vale-viagem de R$12.000,00. Com todo o apoio recebido durante a campanha, o centro pôde fortalecer suas atividades e seu voluntariado. Agora, com a parceria ainda vigente, a Retornar irá auxiliar a Miguel da Esperança na compra de um veículo para servir de suporte no transporte e na distribuição das frutas, verduras e legumes arrecadados toda semana na Feira do Sabão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.