A alta velocidade da Internet, a tecnologia móvel, e os negócios internacionais tornaram as pessoas ao redor do mundo mais próximas do que nunca. Com esta proximidade ficou mais fácil enxergar as dificuldades globais que no passado eram simplesmente ignoradas.

Consumidores em geral estão mais conscientes da desigualdade em torno deles, com isso, procuram fazer a diferença no meio que vivem. Por meio do marketing social – um tipo de marketing envolvendo os esforços de cooperação de uma empresa com fins lucrativos e uma organização sem fins lucrativos para benefício mútuo – dá às pessoas a oportunidade e conhecimento necessário para ajudar quem mais precisa. Geradoras de lucros, poderosas marcas globais têm os recursos de sensibilização para organizações sem fins lucrativos e ao mesmo tempo, promover o seu produto.

Do que se trata o Marketing Social?

O princípio do marketing social refere-se a alinhar a marca de uma empresa ou produto a uma causa para produzir benefícios rentáveis e sociais para ambas as partes. Estes benefícios mútuos podem incluir a criação de valor social, o aumento da conexão com o público, e a comunicação de valor compartilhado, bem como o lucro.

Marketing social é um campo relativamente novo na arena do marketing, introduzido em 1976 através de uma parceria entre Marriot Corporation e March of Dimes. Os dois trabalharam juntos para promover um complexo de entretenimento para a família Marriot em Santa Clara Califórnia, enquanto angariam fundos para a causa da March of Dimes ‘- a prevenção de defeitos congênitos em bebês. A campanha foi bem sucedida em ambos os casos, e grandes empresas em todo o mundo seguiram o exemplo.

Hoje, as campanhas de marketing social podem ser executadas em uma vasta gama de causas, desde causas locais ou pequenas esforços até as globais locais. Exemplos gerais de marketing social incluem campanhas de sensibilização para o câncer de mama, licenciamento de marcas de caridade para uso em vendas e pedidos de doações nos caixas das lojas.

Ações de Marketing Social mais comuns

  1. Doação com a compra;
  2. Doação de cupons fiscais;
  3. ‘Doador com orgulho’;
  4. Compre um, doe um;
  5. Ação beneficentes;

Marketing Social funciona?

91% dos clientes preferem uma marca que é socialmente responsável

91% dos clientes preferem uma marca que é socialmente responsável

De acordo com uma pesquisa feita por uma agência americana em 2012, 47% dos consumidores compraram pelo menos uma marca por mês que apoia uma causa. Isto representa um aumento de 47% em relação ao ano de 2010.

Casos Famosos de Marketing Social

Toms Shoes – a cada par de sapatos vendidos, 1 é doado;
Pulseiras Livestrong – criada por Nike e Lance Armstrong para angariação de fundos de combate ao câncer;
Yoplait – combate ao câncer de mama;
Dove – ‘Campanha pela Real Beleza’ em conjunto com o Fundo Dove Self-Esteem
Product (Red) criada por Bono e Bobby Shriver para arrecadar dinheiro no combate à AIDS, tuberculose e malária;
General Mills – Box Tops for Education’

Fonte: http://www.edelman.com/insights/intellectual-property/good-purpose/

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